RSS

terça-feira, 10 de julho de 2012

"Agora, já estás despachada!"


Se há coisa que me incomoda são expressões que não lembram nem ao menino Jesus.

É muito comum eu ouvir "ai, agora, já estás despachada." E não, não é por ir a uma loja comprar alguma coisa. É por ter três filhos.

Quando tinha só o Henrique - verdade seja dita que foi filho único apenas durante quatro meses - era comum perguntarem-me quando era o próximo e tinha que ser uma menina precisamente para ficar "despachada".

Quando estava perto dos partos, muitas vezes escutei "nunca mais estás despachada".

Anda tudo muito à volta do despachar.

A gravidez não é a despachar, são nove meses.

Parir não é a despachar. Educar muito menos é a despachar.

Não tive três filhos para ficar "despachada"...

Tive-os para ser mãe deles. Tão simples quanto isto, mas insistem porque insistem que é bom... Fico "despachada".

Não gosto, mesmo, da expressão... De todo.

6 comentários:

anapaulaml disse...

Olá Sofia,

O Nilton ainda não se lembrou dessa na rubrica dele na RFM, dava uma bela piada de humor, porque é mesmo um hábito bem Português, essa expressão.

beijinhos

Fi disse...

Por acaso tb acho uma expressão de mau gosto, estou solidária ctg! Tb já ouvi a pérola q devia ter um menino para ficar despachada :) e eu q gostava de ter outra menina. Parece q nunca me irei despachar! Oh gente intrometida! Não há mesmo pachorra nenhuma

IN_AND_OUT disse...

Também já ouvi essa, que nunca vou ficar despachada, porque só quero ter um lol

Sofia disse...

Eu estou "despachadíssima". Parece que me saiu dose extra.
Este povinho...

Filipa ;) Assim, não te despachas. Porque raio haverias de querer outra menina? Assim, não contribuis para a estatística do despachanço.

IN_AND_OUt, realmente... Agora que falas nisso, como é que vais ficar despachada? Também não vais contribuir para a estatística despachacional.

Isa disse...

Tb ja ouvi essa expressão mas, acredita que para mim pior é quando não tens ainda filhos por opçao (apesar de seres casada) e sairem-se com então e filhos?? Deves ter algum problema e fazerem cara de quem suspeita que tenhas uma doença grave.. enfim...eu como me salta logo a tampa respondi. aqui quem tem algum problema é você e da cabeça lol...

Anónimo disse...

Olá Sofia,

conheci-te num forum e agora acompanho-te aqui no teu blog.

é sempre uma delicia "ler-te".
continua assim! felicidades para os 5!

Enviar um comentário